|
Curso
-
Cabin Crew DGR II.J (According DGR 1.5 and 7.7 DG training guidance) (Presencial 2025 (SATA))
Forma de organização predominante
-
Formação presencial/em sala (turma)
Resumo do Conteúdo Programático
-
- 1- Introdução ao Curso
- 2- Aplicabilidade: Origem da regulamentação, definições e relação existente ente ICAO/IATA/ANAC e safety/security. Provisões e requisitos de aprovações, isenções e exceções.
- 3- Limitações de aceitação: Mercadorias perigosas proibidas, escondidas e permitidas na bagagem e em passageiros e tripulação. Mercadorias perigosas na propriedade do operador e variações de estado e operador. Associação de determinadas mercadorias perigosas a códigos comerciais, numerações UN e códigos ERG.
- 4- Embalagens: Conhecimento e interpretação das embalagens mais comuns usadas no transporte de mercadorias perigosas.
- 5- Marcação e etiquetagem: Conhecimento e interpretação de avisos, imagens, etiquetas e marcas que evidenciam um risco específico.
- 6- Handling: Conhecimento e interpretação de princípios, requisitos e procedimentos de handling, associados às 9 classes de risco, por si, relacionados com o transporte de passageiros na cabine e bagagem na cabine e porão. Abordagem à relação existente entre mercadorias perigosas e especificidades dos diferentes equipamentos. Conhecimento e interpretação da informação providenciada na lista de passageiros e no NOTOC, bem como, quando aplicável, na LoadSheet e aplicação de ações, procedimentos e medidas necessárias subsequentes a bordo, incluindo os procedimentos de segurança, emergências e reportes.
- 7- Material radioativo: Conhecimento e aplicação dos princípios, dos requisitos e dos procedimentos para mercadorias radioativas, ajustadas e enquadradas no âmbito da função.
- 17- Conclusão do Curso - Prova de Avaliação de Conhecimentos
Objectivos Gerais:- O conhecimento, a interpretação e a aplicação da regulamentação DGR IATA no âmbito da operação e transporte aéreo, ao abrigo do previsto em DGR CBTA.
Objectivos Específicos:- Abordagem ajustada à função sobre a secção 1 do IATA DGR, nomeadamente à origem da regulamentação, aspetos legais envolvidos, às responsabilidades gerais do operador e do cliente, às exceções, às isenções e aprovações relacionadas com transporte de mercadorias perigosas associadas às nove classes de risco. Abordagem ajustada à função sobre a secção 2 do IATA DGR, nomeadamente às limitações e às restrições sobre mercadorias perigosas proibidas, escondidas, às permitidas na carga, com os passageiros e tripulação e na sua bagagem, como as na propriedade do operador aéreo e as variações de estados e de operador.
- Associação de determinadas mercadorias perigosas na cabine de passageiros aos códigos ERG e, quando necessário, a subsequente comunicação ao PNT.
- Abordagem ajustada à função sobre a secção 5 do IATA DGR, nomeadamente, às embalagens mais comuns usados para o transporte de mercadorias perigosas que poderão ser visualizadas erradamente em uma cabine de passageiros.
- Abordagem ajustada à função sobre a secção 7 do IATA DGR, nomeadamente, no reconhecimento de avisos GHS, de marcas e etiquetas de risco ou manuseamento presentes em embalagens especificas, que evidenciam um perigo para a aviação.
- Abordagem ajustada à função sobre a secção 9 do IATA DGR, nomeadamente, aos princípios, requisitos e procedimentos gerais do handling associados ao voo e aos procedimentos subsequentes da operação do Handling no âmbito do transporte aéreo, quando associados às 9 classes de risco.
- Ênfase à documentação, designadamente ao NOTOC e à Lista de passageiros, que indicam o conjunto de tarefas necessárias, principalmente, na cabine.
- Conhecimento dos procedimentos de segurança, emergência e de reporte.
- Abordagem ajustada à função sobre a secção 10 do IATA DGR, de um modo básico enquadrado ao conteúdo da secção anterior.
Certificação
- É emitido Certificado de Formação para os Formandos que participem no Curso durante a totalidade das 6 horas e obtenham na avaliação um mínimo de 80%.
|
|